Nos últimos anos a pecuária vem passando por grandes mudanças, a competitividade com outras atividades, a dificuldade para a abertura de novas áreas para pastagens e os altos custos de produção vêem pressionando e exigindo a tomada de novas estratégias por parte dos pecuaristas.

A intensificação da produção através da genética, sanidade e principalmente da nutrição têm sido aliados nesse processo. Na fase de engorda, por exemplo, a intensificação da nutrição requer maiores investimentos em suplementos, porém gera maiores ganhos de peso nos animais, diminuindo o tempo de permanência dos mesmos na propriedade e possibilitando economia nos gastos relacionados à mão de obra, medicamentos e manutenção de pastagens.

Melhores estratégias nutricionais devem ser adotadas durante todo o ano, com atenção especial nos períodos secos, momento em que a menor quantidade e qualidade de forragens ofertadas aos animais, resultam em ganhos de pesos menores e um conseqüente aumento no valor da arroba produzida, uma vez que os custos fixos da propriedade continuam os mesmos.

Recentemente surge uma nova estratégia de suplementação, o confinamento à pasto, modalidade onde o pecuarista fornece rações na proporção de até 1,8% do peso vivo do animal, ou seja, animais em fase de terminação chegam a consumir de 8 à 10 kg de ração por dia e permanecem com acesso ao pasto.

A estratégia de confinamento à pasto promove ganhos de pesos elevados, com maior proporção carcaça\peso vivo, ate mesmo em condições de pasto e períodos do ano menos favoráveis. Os benefícios advindos desse tratamento possibilitam a produção de arrobas economicamente viáveis, além de uma vantagem não tão evidente nas outras estratégias já conhecidas; Devido ao efeito de substituição que a ração promove em relação ao pasto, é possível um grande aumento da lotação por área durante o tratamento, chegando a 8 UA\hectare.

Essa suplementação com altas inclusões de ração na dieta desses animais, sem que ocorram problemas metabólicos nos mesmos, só é possível com um rigoroso balanceamento do produto a ser utilizado, além do uso de ativos alimentares.

A Supremax Nutrição Animal investe em pesquisas e uso dos melhores aditivos alimentares disponíveis no mercado, produzindo o produto adequado para o uso dessa estratégia de suplementação, a Ração Dieta Total, que já é utilizada em várias propriedades e também em áreas demonstrativas da Supremax, tendo seu resultado comprovado e a partir de então esta disponível para os pecuaristas.

Renato de Barba
Médico Veterinário – Especialista em Produção de Ruminantes (Esalq-USP)