A produção de gado de corte passa por 3 fases bem conhecidas, cria, recria e engorda, a primeira delas é a que requer maior atenção e cuidado. A fase de cria, que vai da reprodução à desmama do bezerro, influencia fortemente na eficiência produtiva dos bovinos de corte.

Quando se fala em reprodução do gado de corte um aspecto fundamental para o bom desempenho é a nutrição animal. É importante planejar e ajustar as datas para que o período de amamentação dos bezerros aconteça quando houver maior disponibilidade de pastagem, garantindo alimentação farta para as vacas e, consequentemente, maior quantidade de nutrientes para os bezerros.

A estação de monta é uma técnica de manejo assertiva para os produtores que desejam aumentar a eficiência reprodutividade dos seus animais. A técnica consiste em expor as vacas aos touros ou à inseminação artificia (IA) durante um determinado período do ano, com o objetivo de concentrar os partos e, em sequência, as operações (desmama, vacinações, vermifugações, etc).

Os benefício da estação de monta chamam atenção. Aplicando essa técnica o produtor terá uma desmama mais homogênea, o descarte das vacas antes da seca, diminuindo a lotação dos animais, permite maior conhecimento sobre as matrizes e os reprodutores, entre outros.

Na Supremax você encontra toda a linha de produtos para a cria, desde a vaca emprenhar até a desmama do bezerro. Além de oferecer os melhores produtos, a Casa da Lavoura ajuda o produtor a fazer o protocolo nutricional para o seu rebanho.

Confira as dicas que o Supervisor Técnico da Supremax, Rodrigo Matheus, trouxe para os pecuaristas que desejam melhorar a eficiência da cria.